Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Vereadores tem reunião no Comando Regional da Brigada Militar

Na tarde desta quarta-feira, 20, estiveram reunidos no Comando Geral da Brigada Militar em Novo Hamburgo, as 14h, a Presidente da Câmara de Vereadores de Lindolfo Collor, Sra. Rejane Amaral, juntamente com os Vereadores Alcírio Wiedthauger, Léo Kehl, Luis Granitzcki, Luciane Baum e Marcos Schumann, o Prefeito Municipal, Sr. Alceu Ricardo Heinle, o Comandante da Brigada Militar de Lindolfo Collor, Sargento Adaílton Gomes Chaves e o Deputado Tarcisio Zimmermanm (PT), para discutir sobre segurança pública na nossa cidade e outras da nossa região. O tema foi tratado com o Comandante Regional do Vale dos Sinos, Sr. Haroldo Edison Knebel, com Comandante de Ivoti., Sargento Lídio Boiarski, e o Major João Ailton Laruchewski. Entre os assuntos abordados estavam a construção de um Quartel em Lindolfo Collor e a reposição de um Soldado para compor a formação, uma vez que o Sargento Ferri, depois de 30 anos na atividade, se aposentou.
Sobre o Quartel, foi levado em consideração que a Cidade tem um terreno disponível para tal fim, mas hoje ele se encontra em posse do Governo. Segundo o Deputado "o Município não pode construir num imóvel que não lhe seja de propriedade, assim como o Governo não pode". Esse seria o empecilho que poderia estar impedindo a construção. Apesar disso, o Comando colocou a construção na linha de prioridades e o Deputado Zimermann sugeriu uma união para buscar uma emenda para a construção. O Prefeito Alceu também se comprometeu a tentar um auxílio com o Governo Estadual. Segundo Heinle, ele vai "fazer umas visitas ao meu governador, vou ver o que eu vou precisar e tentar atualizar o orçamento. Vou para Porto Alegre, agora, tentar algo, nem que não seja esse ano... meu mandato termina em dezembro, mas a cidade não. Vou trabalhar pra isso". Knebel ainda disse que irá conversar com o Comandante geral para ver a possibilidade de devolução do terreno para a prefeitura, para, depois que a obra estiver pronta a cidade doar o terreno com o prédio para o governo.
Outro tema tratado na reunião foi a possibilidade da reposição de um policial, para suprir a demanda. O comandante Haroldo lembrou que, "infelizmente, existe uma defasagem de 50% em todos os municípios. O problema de efetivo ta geral em toda a Brigada Militar, se agravando dia-a-dia, e muitos policiais ainda estão pedindo para ir embora". Ainda comentou sobre manobras que seriam feitas com o policiamento sem fronteiras nas cidades da nossa região. Outra solução seria se policiais de cidades mais afastadas solicitarem transferência pelo atrativo que a cidade de Lindolfo Collor oferece com auxílio moradia.
Hoje a capacidade de formação de soldados é de uma turma e meia e feita somente no Comando de Novo Hamburgo.

Fonte:Câmara de Vereadores